Conferência de Consenso 2: Planejamento Curricular
(29 a 30 de abril de 2012)

Na segunda conferência de consenso da FRS, chamada “Planejamento Curricular”, haviam quatro metas específicas para iniciar o processo de desenvolvimento curricular e determinar os métodos de treinamento e avaliação de toda a gama de habilidades técnicas (cognitiva, psicomotora, treinamento / comunicação da equipe) que são necessários para usar com segurança o sistema de cirurgia robótica.

Os objetivos foram:

  1. Revisar a Tabela de Medidas de Resultados desenvolvida na primeira conferência do consenso.
  2. Selecionar dentre as medidas, aquelas que devem ser incluídas no desenvolvimento do programa.
  3. Revisar e adaptar o modelo de programa da Aliança de Simulação Cirúrgica para Educação e Treinamento (ASSET), que desenvolveu e publicou um modelo de programa com amplo consenso para o treinamento cirúrgico.
  4. Começar o processo de desenvolvimento do programa real, incluindo métricas para cada habilidade / tarefa / erro e ferramentas de avaliação (formativa versus somativa).

Resumo da Estrutura Baseada em Consenso da ASSET para Projeto, Validação e Implementação de Programas de Treinamento Baseados em Simulação em Cirurgia é fornecido abaixo.

O planejamento do programa foi realizado por meio de um processo de desenvolvimento de ciclo completo que começa com os resultados e métricas. Todas as partes interessadas, incluindo os órgãos de acreditação, devem estar envolvidos no processo de desenvolvimento curricular desde o início para garantir que o programa final e os métodos de avaliação atendam aos requisitos rigorosos de determinação de proficiência, cumprimento de padrões e possivelmente preenchimento dos critérios de certificação. Uma representação gráfica do processo é fornecida abaixo.



Adaptação e tradução

Adaptação e tradução autorizada do
FRS - Fundamentals of Robotic Surgery
Desenvolvido por